Avaliação e Seleção de Agências

Mesmo para o anunciante mais calejado, escolher uma nova agência de propaganda é uma tarefa difícil. Agências são muito diferentes, apesar de todo mundo se vestir igualzinho, e escolhas erradas podem trazer sérios prejuízos para produtos, empresas e carreiras.

Nos Estados Unidos, onde o gigantismo das verbas aumenta ainda mais a responsabilidade da decisão, 70% dos anunciantes já utilizam os serviços de consultores especializados em agency search para selecionar novas agências.

O processo de agency search começa com uma análise sobre as características do anunciante. E só depois é que o consultores usam seu conhecimento de mercado para pinçar as agências que provavelmente serão as melhores para aquele caso.

A decisão continua nas mãos do cliente, que afinal é quem paga. Mas o agency search abastece quem decide com informações valiosas, evitando que se compre néon por brilho ou notoriedade por competência. Profissionaliza e agiliza o processo, estabelecendo critérios e seleção objetivos, transparentes e justos. Cria um cordão de isolamento contra pressões, lobbies e outros tormentos. Poupa tempo do anunciante e de seus executivos.

No Brasil, poucos nomes reúnem tantas credenciais para desempenhar esse papel quantos Luiz Sales, Alex Periscinoto e Sérgio Guerreiro.

São mais de quarenta cases de sucesso para empresas de todos os portes. Empresas cujos nomes, infelizmente, você não vai ficar sabendo – já que a outra característica deste negócio é a mais absoluta confidencialidade.

Tomara que você nunca precise mudar de agência. Se precisar, converse antes com SPGA Consultoria de Comunicação. Você vai perceber que, embora seleção de agência não seja uma ciência exata, também não vai precisar ser loteria.

E sempre é bom lembrar: para manter total independência, a SPGA não trabalha para agências.

 

Avaliação da Performance

Um relacionamento desgastado só traz prejuízos para a empresa. A metodologia exclusiva SIX SKILL SETS, aplicada globalmente há anos pela nossa associada Agency Assessments International, permite  mensurar com precisão o valor e a qualidade dos serviços prestados pela agência. Mas atenção: nem sempre os problemas estão só do lado da agência. O processo de abordagem recíproca (Cliente-avalia-Agência, Agência-avalia-Cliente), conduzido anonimamente,  constitui-se num diagnóstico justo e aberto entre as partes, permitindo identificar com clareza os gargalos operacionais e os pontos de desgaste na relação.

Esta avaliação é utilizada para atingir vários objetivos:

  • Mensuração da qualidade dos serviços prestados
  • Revitalização do relacionamento, corrigindo áreas críticas
  • Identificação de pontos fracos na própria estrutura do cliente
  • Eventual recomendação de troca de agência

 

Assessoria em M&A

A SPGA tem assessorado e ajudado na viabilização de algumas operações de M&A, com agências de vários portes e de várias disciplinas. nacionais e multinacionais.

É um mundo complicado. Todos falam com todos, muitas ideias e promessas, e pouco acontece de fato. E o que é pior, muitas vezes as potencialidades do negócio acabam no início, devido a encaminhamentos demasiado pessoais ou emocionais.

Afinal, ser confessor corporativo permite que tenhamos informações e acesso a dados confidenciais.  E, sem a interferência de eventuais egos inflados, podemos encontrar saídas criativas e inovadoras.

Escolha a sua próxima
Agência com a ajuda de
Quem fundou algumas,
Presidiu várias e
Conheceu todas.